Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 6 de novembro de 2010

Dan Brown e suas polêmicas

Quando O Código Da Vinci foi lançado, obviamente por causa de toda a polêmica em torno, vendeu muito, e põe muito nisso. Como amante da leitura adquiri o livro e, como quase todas as pessoas que leram, li muito rápido.

Particularmente, achei muito bom. Várias coisas que o autor cita no livro são bastante intrigantes e apesar de toda a crítica, virou filme e causou todo aquele alvoroço como todo mundo sabe.

Tempos depois, eis que Dan Brown volta com Anjos e Demônios, mais uma vez colocando em pauta a credibilidade da igreja. Mais uma vez virou filme.

A bola da vez é O Símbolo Perdido. O livro fala da maçonaria e do símbolo que, supostamente, os maçons escondem para o bem da humanidade. Um símbolo que promete criar ordem a partir do caos. Para mim, mais um livro surpreendente de Brown. E mais um que tende a criar polêmica por tratar de assuntos como, a maçonaria e seus rituais e sobre os Estados Unidos e seu Capitólio.

O que eu realmente não entendo é por que tanta crítica. Dizem que pelo fato de o autor ser maçom tenta a qualquer custo denegrir a imagem da igreja, que ele “inventa” coisas... Enfim, se houve de tudo quando o assunto é Dan Brown.

O que as pessoas não entendem é que, apesar de ter algum embasamento histórico, o livro é de ficção e para ler um livro assim, é preciso deixar o preconceito de lado. “Ah, mas o cara viaja”! Claro que ele viaja, assim como os autores de O Senhor dos Anéis, Harry Potter e Matrix viajam. A diferença é que ninguém cria polêmica em torno desses livros/filmes que fizeram tanto sucesso quanto, se não mais.

Mente aberta e livre de preconceito, só assim é que se consegue ler e se divertir. Para quem quer ler só realidade, leia livros de história, e olha que nem assim dá pra garantir que é tudo verdade.


PS: Respondendo aos que comentaram na primeira vez que publiquei o texto na Revista Hei... Não vejo os livros do Dan Brown como PURA ficção, mas também não dá para ler achando que TUDO é verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário